PLP 046 - Advanced - Short story in Lusitania 1

Short story in Portuguese taking place during the Roman invasions. (Part I)

Olá!

Bem vindos ao episódio 46 do Portuguese Lab Podcast.

In this episode, I am happy to introduce you to a new story, this time for advanced learners! If you are still not an advanced learner, don't worry! It's still a good opportunity to expose yourself to the language, read the transcript and learn a lot of new vocabulary.

The related resources also include questions about this story so be sure to download them.

This episode is Part I, if you wish to know how the story ends, don't miss the next episode!

It takes place in Lusitania during the Roman invasions. The Lusitanians were an ancient people of western Iberian Peninsula. That's why, even today, we (Portuguese) call ourselves Lusitanos.

Listen to the episode

 

Story

Esta história passou-se no ano de 142 a.C. (antes de Cristo) numa encosta da serra, designada na altura por Montes Hermínios, na Península Ibérica em terras de Lusitanos.

Por entre as giestas em flor um pastor tomava conta do seu rebanho. Sentado num grande bloco de granito, aquecido pelos raios de sol primaveris, observava os animais e os montes ao longe.

Ao deixar os pensamentos vaguear, embalado pelo som de uma ribeira próxima, nem se apercebeu de um som vindo além das formações rochosas. Já era tarde demais quando se sobressaltou com o reflexo do sol numa superfície metálica. Um romano!

Cúrio, imediatamente inundado de energia, saltou do granito onde estava sentado cambaleando para trás. Por breves instantes os seus olhos percorreram velozmente os seus poucos pertences em busca de algo com que se pudesse defender. Nada que pudesse usar eficazmente contra um soldado treinado, só algum pão de bolota.

 
 
Portuguese Lab Podcast - European Portuguese - 46 - Story in Lusitania 1.jpg
 
 

O homem, que tinha acabado de atravessar a ribeira, estava curvado sobre si mesmo, aparentemente em sofrimento e sozinho. E, mais importante do que isso, parecia não se ter apercebido da sua presença.

Cúrio inclinou ligeiramente a cabeça e observou-o, agora mais calmamente, por entre algumas oliveiras. “O que faria aqui um soldado tresmalhado*?” - pensou. “Ter-se-ia separado da legião durante alguma campanha pelas montanhas ou teriam sido atacados?”

Já era tarde demais quando se sobressaltou com o reflexo do sol numa superfície metálica.
Um romano!

O romano gemeu e sentou-se com todo o peso do corpo num aglomerado de hortelã. Ao pousar o seu gládio, a espada romana, ao seu lado, imobilizou-se repentinamente ao ver duas cabras a ir na sua direção.

Cúrio conseguiu ler nos seus olhos treinados o alerta dado pela presença do rebanho. Não havia rebanho sem pastor. O romano apertou os seus dedos em volta do cabo do gládio e lançou olhares rápidos em todas as direções. Numa questão de segundos os seus olhares cruzaram-se.

 

Watch the video

Iberic Peninsula 156 BC

Iberic Peninsula 156 BC

 

You might also like

Be an insider!