Peregrinos para Fátima

 
  Os Pastorinhos em 1917.

Os Pastorinhos em 1917.

 

Há cento e um anos atrás três pastorinhos afirmaram ter visto aparições de Nossa Senhora, em Fátima, Portugal. Os pastorinhos, Lúcia, Francisco e Jacinta, eram ainda crianças em 1917, mas ficaram conhecidos pelas suas descrições das aparições de uma figura resplandecente que lhes terá transmitido várias mensagens.

No local das aparições foi, pouco tempo depois, construída uma capela que rapidamente se tornou num centro de peregrinações. A capela faz ainda parte do Santuário de Fátima, um santuário mariano da Igreja Católica, de grande importância religiosa, não só em Portugal, como no resto do mundo.

O dia 13 de maio celebra a data da primeira aparição e é um evento que desencadeia todos os anos peregrinações de milhares de portugueses e estrangeiros em direção a Fátima.

É comum, nas primeiras semanas de maio, observar muitos peregrinos a caminhar pelas estradas, o que exige grande atenção por parte dos condutores. Hoje em dia, é normal os peregrinos usarem coletes refletores, o que diminuiu grandemente os acidentes.

Podem ver-se transmissões em direto do santuário na página de internet, incluindo missas e celebrações.

 

Áudio

 

Vocabulário

o pastor (es): o pastor guarda o gado (cabras, ovelhas, etc.). Pastorinhos é o diminutivo de pastores e significa pequenos pastores.

a aparição (ões): = visão. Exemplo: A mulher que mora naquela casa já viu aparições. Acho que a casa está assombrada. Tem fantasmas.

Nossa Senhora: Maria, mãe de Jesus.

ficaram conhecidos: (conhecer) = ficaram famosos. Exemplo: A Madonna é muito conhecida. Ela ficou conhecida quando era nova.

a descrição (ões): o ato de descrever ou narrar. Exemplo: A testemunha contou tudo com pormenor. A descrição dos eventos ajudou a polícia.

a figura resplandecente: uma imagem que é brilhante, tem muito luz. Exemplo: Fui a um concerto ontem. O palco estava resplandecente.

lhes terá transmitido: (terá transmitido - futuro perfeito do indicativo) Segundo os Pastorinhos, a Virgem Maria transmitiu-lhes mensagens. 

a capela (s): uma igreja pequena.

a peregrinação (ões): uma viagem em romaria a um lugar santo.

o santuário mariano: um santuário é um lugar religioso onde se pode praticar a religião. Geralmente inclui uma capela ou igreja. Um santuário mariano refere-se ao culto da Virgem Maria.

celebra (celebrar): = festejar. Exemplo: Eu não gosto de celebrar/festejar o Natal. 

desencadeia: (desencadear) = originar. Exemplo: Falar de política desecadeia/origina reações positivas e negativas nas pessoas.

exige grande atenção por parte dos condutores: (exigir ... por parte de ... ) Os condutores dos carros têm de ter atenção/cuidado. Exemplo: A física quântica exige muito trabalho por parte dos alunos.

hoje em dia: = atualmente. Exemplo: Os adolescentes hoje em dia só querem estar na internet.

o colete refletor (s, es): o colete é uma peça de roupa sem mangas. Um colete refletor é feito de um material que reflete a luz. Exemplo: Os condutores são obrigados a ter sempre um colete refletor no carro. Se tiverem um acidente têm de o vestir.

grandemente: = muito. Exemplo: O preços aumentaram grandemente/muito.

o acidente (s): um evento que causa danos ou feridos. Exemplo: Aquele carro vai para a oficina porque teve um acidente. Bateu num muro.

a transmissão em direto (ões, -): ato de transmitir um evento em tempo real através da televisão, da rádio ou da internet. Exemplo: Eu ouvi a transmissão do discurso do presidente em direto na rádio.

a missa (s): = celebração da eucaristia. Na religião católica a missa é celebrada por um padre. Exemplo: Vais à missa no domingo?

 

 O Santuário de Fátima.

O Santuário de Fátima.