Touro bravo

Read in European Portuguese

Practice your reading in European Portuguese with articles about aspects of the Portuguese society. Consolidate the new vocabulary by reading more about it in the glossary and listening to the audio of the text in Portuguese. 

 
 
 Touro bravo

Touro bravo

 

O touro bravo é um bovino ibérico muito conhecido pela sua energia e força.

Visto não ser criado para a produção de carne, é muito musculado, especialmente na zona dos ombros e do pescoço, o que lhe dá a sua força característica. Um touro adulto pode chegar a pesar 700 kg e os seus cornos são compridos e afiados. A pelagem pode ser de várias tonalidades, sendo mais conhecidas a preta ou a castanha escura.

É criado em grandes extensões de terra em Portugal e Espanha especificamente para a tauromaquia. A tourada, que acontece numa arena, envolve um homem a cavalo ou a pé, a cravar farpas de metal no dorso do touro.

A tourada foi proibida em diferentes momentos da história de Portugal: em 1567 pelo Papa Pio V; em 1809 pelo Príncipe Regente D. João; em 1919 com a entrada em vigor de um decreto lei que punia a violência animal. No entanto, em todas estas ocasiões a tourada acabou por ser permitida novamente.

Em Portugal cada vez mais cidadãos e grupos de defesa dos direitos animais desejam a abolição definitiva da tourada, por a considerarem tortura e crueldade animal.

Plataforma Nacional para a Abolição das Touradas.

 

Áudio

Lutar com animaes bravos, maltrata-los e feri-los com traças ardilosas ou com destemida temeridade, mas por gosto e sem necessidade, é cousa repugnante e deplorável e que a moral não autoriza, e que muito doi a corações generosos. Semelhantes espectáculos não amenizam os instintos, nem levantam o nível moral de um povo, bem ao revez d’isto só servem para obdurar os ânimos, tolhendo os progressos da sua moralidade e empanando com uma nódoa os brilhos da actual civilização.
— Lisboa: Câmara dos Senhores Deputados, 5 de julho de 1869.
To fight with brave animals, to mistreat them and to injure them with cunning schemes or fearless recklessness, for pleasure and without need, is a disgusting and deplorable thing, that morality does not authorize, and makes generous hearts hurt. Such performances do not soften the instincts, nor raise the moral level of a people, but instead of this they serve to obdurate the moods, hinder the progress of their morality and cover with a stain the shines of the present civilization.
— Lisboa: Câmara dos Senhores Deputados, 5 de julho de 1869.
 

Vocabulário

bravo/-a: = valente. Que demonstra bravura ou coragem. Exemplo: Esta brava figura histórica é um exemplo para todos pela sua coragem.

força (f, -s): poder, potência, energia. Exemplo: Uma formiga tem muita força porque consegue levantar folhas que pesam várias vezes o seu peso.

visto: = considerando. Identifica uma razão para determinado resultado. Exemplo: Visto que vai chover hoje, não vou à praia.

musculado/-a: que tem músculos muito desenvolvidos. Exemplo: O Luís não tinha força, por isso foi ao ginásio durante um ano e finalmente ficou musculado.

corno (m, -s): extremidade pontiaguda na cabeça de alguns ruminantes. Exemplo: A vaca tem dois cornos, mas o elefante tem dois chifres.

afiado/-a: =aguçado, que pode cortar. Exemplo: Esta faca está tão afiada que até corta pedras.

pelagem (f, -ns): o pêlo de um animal. Exemplo: Uma vaca tem pelagem, mas um pássaro tem penugem.

tauromaquia (f, -s): ato de lutar com touros. Exemplo: A tauromaquia tem origem na Grécia.

tourada (f, -s): = corrida de touros. Exemplo: A tourada foi cancelada por falta de interesse do público.

cravar: fazer entrar com força. Exemplo: O meu tio ficou com dores nas mãos por cravar as estacas ao montar a tenda.

farpa (f, -s): = bandarilha. Aste metálica com formato de forquilha invertida. Exemplo: O toureiro desistiu: deixou cair a farpa na arena e foi para casa.

 

dorso (m, -s): parte superior do touro (ou um animal de quatro patas). Exemplo: Um gorila de dorso prateado é o líder e tem muita força.

proibida/-o: que não é autorizado, ilegal. Exemplo: É proibido fumar no café.

papa (m, -s): chefe da Igreja católica romana. Exemplo: O papa fez um discurso em várias línguas.

príncipe regente (m, -s, -s): pessoa que rege um Estado por impossibilidade do rei ou da rainha. Exemplo: O príncipe regente ficou responsável pelo país porque o rei era menor de idade.

entrada em vigor: momento em que algo passa a ser válido. Exemplo: A nova lei só vai entrar em vigor no próximo ano.

punia: imperfeito do verbo punir (= castigar). Exemplo: O criminoso foi punido com dois anos de prisão.

no entanto: = todavia, apesar disso. Introduz uma oposição ao que foi anteriormente dito. Exemplo: O sol está a brilhar, no entanto está frio.

permitida/-o: que tem permissão, autorizado. Exemplo: A pesca não é permitida neste rio.

direito animal (m, -s, -ais): definição de normas e princípios de relacionamento com os animais e que certificam justiça. Exemplo: O direito animal ainda precisa de ser mais desenvolvido.

abolição (f, -ões): ato de abolir (anular, parar). Exemplo: A abolição da escravatura deu-se pela primeira vez em Portugal em 1761.

crueldade (f, -s): que é cruel, que faz sofrer. Exemplo: A crueldade animal deve ser punida.

 

 

English summary

Fighting bull

The touro bravo is an Iberian bull well known for its energy and strength.

Since it is not bred for meat production, it is very muscular, especially in the shoulder and neck areas, which gives it its characteristic strength. An adult bull can weigh up to 700 kg, and its horns are long and sharp.