O guardião dos bosques

Read in European Portuguese

Practice your reading in European Portuguese with articles about Portuguese nature. Consolidate the new vocabulary by reading more about it in the glossary and listening to the audio of the text in Portuguese. 

 
 
 Lobo-ibérico (zona branca no focinho e listas negras nas patas dianteiras).

Lobo-ibérico (zona branca no focinho e listas negras nas patas dianteiras).

 

O lobo-ibérico (canis lupus signatus) é uma subespécie do lobo-cinzento que habita a Península Ibérica.

No século XIX o lobo-ibérico ainda se podia encontrar por todo o território de Portugal, mas o número de indivíduos reduziu drasticamente devido à caça e à redução do habitat natural. Hoje, com uma população de cerca de 2000 lobos (300 em Portugal), o lobo-ibérico em liberdade está praticamente isolado na zona noroeste da Península Ibérica.

O lobo-ibérico possui em Portugal o estatuto de “em perigo”, sendo por isso uma espécie protegida. Os esforços de conservação da espécie por parte de Espanha e Portugal resultaram num aumento da população do lobo.

O lobo-ibérico vive em alcateia composta por 3 a 10 lobos, permitindo caçar em grupo animais grandes, como o javali, o corço, o veado, e também animais domésticos, como a ovelha, a cabra, a galinha, o cavalo e a vaca.

O lobo-ibérico é mais pequeno do que outros lobos europeus e possui cores mais fortes. É caracterizado por uma cabeça maciça, orelhas triangulares e uma área esbranquiçada no focinho. Também pode ser identificado pelas listas negras verticais nas pernas dianteiras.

O macho alfa, o líder da alcateia, impõe a disciplina num grupo que é extremamente hierárquico. Uivar fortalece os laços entre os membros do grupo e ajuda na marcação do território da alcateia.

Mais sobre o lobo-ibérico em Portugal, e como ajudar a protegê-lo: http://www.grupolobo.pt/

 

Áudio

 

Vocabulário

lobo-ibérico (m, -s, -s): mamífero carnívoro da família dos canídeos. O lobo-ibérico vive na Península Ibérica (Portugal + Espanha).

habita: presente do verbo habitar. = viver. Por exemplo: Os javalis habitam esta parte da montanha. Os javalis vivem nesta parte da montanha.

caça (f, -s): o ato de caçar. Apanhar ou matar um animal depois de o perseguir. Por exemplo: A época da caça já acabou. Os caçadores não podem caçar agora.

redução do habitat natural: o território onde vivem ficou mais pequeno. Por exemplo: O habitat natural do lobo reduziu devido à construção de auto-estradas.

isolado/a: que está sózinho ou separado. Por exemplo: Os doentes com doenças contagiosas têm de estar isolados durante 40 dias.

em perigo: sob ameaça de/em risco de. Por exemplo: O lobo-ibérico está sob ameaça de desaparecer. O lobo-ibérico está em risco de desaparecer. O lobo-ibérico está em perigo de desaparecer (entrar em extinção).

espécie protegida (f, -s, -s): animal que se quer preservar e defender das causas de uma eventual extinção. Por exemplo: A baleia-azul é uma espécie ameaçada, por isso também é uma espécie protegida.

esforço (m, -s): diligência, ação motivada e energética para atingir um objetivo difícil. Por exemplo: Ele conseguiu correr os 5 km, mas com grande esforço.

alcateia (f, -s): grupo de lobos. Por exemplo: Esta alcateia tem sete lobos.

maciça/o: sólida, compacta. Por exemplo: Esta cadeira é feita de madeira maciça.

esbranquiçada/o: que parece quase branco. Por exemplo: Este vestido não é branco puro, é esbranquiçado. Parece branco com um pouco de amarelo/cinzento, etc.

focinho (m, -s): parte do animal que inclui o nariz e a boca. Por exemplo: Aquele cão tem o focinho todo sujo. Andou a meter o nariz na lama.

lista (f, -s): risca. Por exemplo: Não gosto de vestidos com riscas/listas. Prefiro vestidos com bolas.

dianteira/o: da frente. Oposto: traseira/o. Por exemplo: Este cão tem as patas dianteiras mais compridas do que as traseiras.

macho (m, -s): animal do sexo masculino. Oposto: fêmea. Por exemplo: Esta alcateia tem três machos e duas fêmeas.

impõe: presente do verbo impor. Obrigar a aceitar. Por exemplo: O professor impõe o respeito na sala de aula.

uivar: som alto e prolongado emitido por canídeos. Por exemplo: Era noite de lua-cheia e estava um lobo solitário a uivar em cima de uma pedra. 

fortalece: presente do verbo fortalecer. Tornar mais forte/fortificar. Por exemplo: As vitaminas fortalecem o sistema imunitário.

laço (m, -s): ligação. Por exemplo: A mãe dá de mamar para criar laços emotivos com o bebé.

 

O magnífico lobo-ibérico

 
Parque nacional do montezinho situado a norte do pais é uma area extensa, zona protegida sendo um dos unicos sitios actuais do lobo iberico, existe perto de 300 exemplares numa extencao de 20.000 km
 
 

English summary


The guardian of the woods

The Iberian wolf (canis lupus signatus) is a subspecies of the gray wolf that inhabits the Iberian Peninsula.

In the 19th century, the Iberian wolf could still be found throughout the Portuguese territory, but the number of individuals reduced drastically due to hunting and the reduction of the natural habitat. Today, with a population of about 2000 wolves (300 in Portugal), the Iberian wolf is practically isolated in the northwestern part of the Iberian Peninsula.