Capas negras de saudade

Read in European Portuguese

Practice your reading in European Portuguese with articles about Portuguese culture. Consolidate the new vocabulary by reading more about it in the glossary and listening to the audio of the text in Portuguese. 

 
 
 Estudante da Universidade de Coimbra em traje académico.

Estudante da Universidade de Coimbra em traje académico.

 

Coimbra foi a capital de Portugal até 1255 e nela está uma das mais antigas universidades da Europa, a Universidade de Coimbra, inaugurada em 1290.

Os estudantes usam tradicionalmente traje académico preto (capa e batina pretas), um dos ícones da cidade. Nos primeiros séculos da universidade os clérigos tinham o direito exclusivo de frequentar os cursos, sendo o traje académico atual o resultado da influência da roupa religiosa dos clérigos.


A Queima das Fitas é uma grande festa académica, e das maiores na Europa, a acontecer durante oito dias no final do segundo semestre de cada ano letivo, em maio. Esta festividade tem especial importância para os estudantes que terminam o último ano de estudos. Originalmente os estudantes do último ano jurídico colocavam fitas na pasta para mostrarem que eram finalistas, queimando-as posteriormente para celebrar simbolicamente o final do curso. 

 
 Universidade de Coimbra.

Universidade de Coimbra.

 

A partir de 1969, e durante 11 anos, a universidade esteve sob Luto Académico por oposição à ditadura do Estado Novo, não se celebrando a Queima das Fitas durante este período. 


A Serenata Monumental marca o início tradicional das festividades e acontece nas escadas da Sé Velha de Coimbra com grupos de estudantes (homens) a cantar Fado de Coimbra (Canção de Coimbra). O som característico do Fado de Coimbra (diferente do Fado de Lisboa) deve-se à afinação dos instrumentos e ao modo diferente de execução que facilitam a projeção do som ao ar-livre.

 

Áudio

 

Vocabulário

Coimbra: uma cidade na região do Centro, em Portugal. 

nela: em + ela

inaugurada: particípio passado do verbo inaugurar. = iniciar/estabelecer. Por exemplo: O hospital foi inaugurado pelo Presidente da República.

traje (m, -s): = roupa/vestuário. Por exemplo: O traje típico da Madeira é muito colorido.

académico: relativo a estudantes. Por exemplo: A Associação Académica está fechada durante as férias.

capa (f, -s): peça de roupa comprida, sem mangas, que se coloca por cima dos ombros. Por exemplo: O pastor colocou a capa sobre os ombros porque estava frio no campo.

batina (f, -s): peça de roupa semelhante à usada pelo clero católico, preta e de mangas compridas. Por exemplo: O que é que os padres usam debaixo da batina?

clérigo (m, -s): padre, pessoa da Igreja católica, do clero. Por exemplo: O clérigo ouviu a confissão.

festa académica (f, -s, -s): festa de estudantes. Por exemplo: A festa académica este ano foi de arromba!

semestre (m, -s): período de seis meses. Por exemplo: Este semestre as minhas notas foram melhores do que no semestre anterior.

ano letivo (m, -s, -s): ano escolar. Por exemplo: O ano letivo começa em setembro e acaba em junho.

jurídico: = direito. Relativo ao estudo das leis. Por exemplo: O António teve as melhores notas do curso de jurídico.

 

fita (f, -s): tira de tecido estreito. Por exemplo: A Leonor usa sempre uma fita vermelha a enfeitar o cabelo.

pasta (f, -s): mala estreita para transporte de livros ou documentos. Por exemplo: Esqueci-me da pasta no carro, com o contrato lá dentro.

finalista (m, -s): aluno que está no último ano do curso. Por exemplo: O Hugo é finalista do curso de gestão.

queimando-as: gerúndio do verbo queimar. Destruir pelo uso de fogo. Por exemplo: Estive a limpar o jardim e queimei as folhas secas.

luto (m, -s): sofrimento pela perda de algo ou alguém. Por exemplo: O João está de luto porque morreu o gato.

oposição a: = opor-se a. Não estar de acordo com algo e oferecer resistência. Por exemplo: Na sociedade há grande oposição ao aumento dos impostos.

Sé Velha de Coimbra: Igreja Catedral de Coimbra iniciada em 1139 depois da Batalha de Ourique, quando Afonso Henriques se declarou rei de Portugal.

afinação dos instrumentos: o ato de temperar/apurar o som de um instrumento musical. Por exemplo: A orquestra começou com a afinação dos instrumentos quinze minutos antes de começar o concerto.

 execução (f, -ões): o ato de executar, efetuar, realizar alguma coisa. Por exemplo: A execução desta mesa não é muito boa, por isso é que é tão barata.

a projeção do som ao ar-livre: o longo alcance do som em grandes espaços abertos. Por exemplo: Esta sala de espetáculos não tem boa projeção de som. Não se ouve nada no outro lado da sala.

 

A Serenata Monumental

 
Balada de Despedida do 5º Ano Jurídico 88/89 Original de Rui Lucas, António Vicente e João Paulo Sousa, Interpretado ao vivo na Serenata Monumental da Queima das Fitas de 2013.
 

Balada de Despedida

Sentes que um tempo acabou
Primavera de flor adormecida
Qualquer coisa que não volta que voou
Que foi um rio, um ar, na tua vida

E levas em ti guardado
O choro de uma balada
Recordações de um passado
E o bater da velha cabra

Capa negra de saudade
No momento da partida
Segredos desta cidade
Levo comigo p'rá vida

Sabes que o desenho do adeus
É fogo que nos queima devagar
E no lento cerrar dos olhos teus
Fica a esperança de um dia aqui voltar

 
 
Minha Mãe Letra e música de José Afonso, Interpretado ao vivo na Serenata Monumental da Queima das Fitas de 2013.
 

Minha Mãe (Zeca Afonso)

Ó minha mãe minha mãe
Ó minha mãe minha amada
Quem tem uma mãe tem tudo
Quem não tem mãe não tem nada
Quem não tem mãe não tem nada
Quem a perde é pobrezinho
Ó minha mãe minha mãe
Onde estás que estou sózinho
Estou sózinho no mar largo
Sem medo à noite cerrada
Ó minha mãe minha mãe
Ó minha mãe minha amada

 

English summary

Coimbra was the capital of Portugal until 1255 and it has one of the oldest universities in Europe, the University of Coimbra, inaugurated in 1290.

Students traditionally wear black academic attire with a black cape, one of the city's icons. During the first centuries of the university the clerics had the exclusive right to attend the courses, and the present academic costume is the result of the influence of the black clothes of the priests.